O serviço de alojamento de revistas UMinho é um dos serviços oferecidos pela UMinho Editora à comunidade académica e científica e consiste numa plataforma de gestão editorial de revistas científicas e académicas, baseado na plataforma Open Journal Systems, um software open source com uma ampla aceitação na comunidade internacional.

O sistema permite realizar a gestão editorial das revistas científicas, de forma ágil e eficaz, seguindo as tendências de apoio à publicação disponibilizadas pelas editoras académicas de todo o mundo.

Revistas

  • Comunicação e Sociedade

    Comunicação e Sociedade é uma revista científica da área das Ciências da Comunicação, tendo Moisés de Lemos Martins por Diretor/Editor. Publicada desde 1999, esta revista tem um rigoroso sistema de arbitragem científica e é publicada duas vezes por ano. Aderiu ao sistema OJS em 2012 e publica textos em português e em inglês desde 2013. O conselho editorial da Comunicação e Sociedade integra reputados especialistas das Ciências da Comunicação de diversos pontos do mundo.


    A revista Comunicação e Sociedade (e-ISSN 2183-3575/ ISSN 1645-2089) é uma publicação do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho e é financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Está indexada em diferentes plataformas e bases de dados de revistas científicas, tanto de âmbito nacional como internacional (SCOPUS, SCIELO, ERIH Plus, Avaliação Qualis Capes (B1), Latindex (Catálogo), MIAR (ICDS = 9.8), DOAJ, entre outros).

  • Estudos de Identidade e Intermedialidade

    A Revista 2i é uma revista científica semestral publicada pelo Grupo de Investigação em Identidade(s) e Intermedialidade(s) (Grupo2i) do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (Portugal) que decorre da atividade desenvolvida pelo Grupo, ao longo de vários anos, no âmbito de dois domínios de conhecimento — os estudos sobre identidade humana, individual e sócio-cultural, e os estudos intermediais — cuja interação se tem revelado particularmente profícua. Além de divulgar o trabalho desenvolvido pelo Grupo, a revista acolhe igualmente a colaboração de especialistas, investigadores doutorados e estudantes de pós-graduação, nacionais e internacionais, nos principais domínios de estudo da publicação.

  • H2D|Revista de Humanidades Digitais

    Encarando as Humanidades Digitais como uma transdisciplina, a Revista H2D insere-se num novo paradigma de atuação em que o digital se assume como elemento catalisador de novos métodos e práticas de produção e de aplicação do conhecimento no âmbito das ciências sociais e humanas (Linguística, Literatura, Cultura, Filosofia, História, etc.).


    Neste contexto de diálogo transdisciplinar, esta revista convida a comunidade académica e não académica a submeter trabalhos científicos, relatos de experiências/projetos pedagógicos, e apresentações de recursos/ferramentas tecnológicos e outros contributos que promovam a valorização das Humanidades através de um compromisso heurístico com a tecnologia. Estes trabalhos serão publicados em dois volumes anuais, um por semestre.

  • Physis Terrae - Revista Ibero-Afro-Americana de Geografia Física e Ambiente

     A “Physis Terrae” constitui-se como um veículo internacional de publicação, destinado à divulgação de trabalhos de excelência no âmbito das diferentes áreas da Geografia Física, especialmente na sua vertente mais aplicada aos estudos Ambientais. Com isso, cria-se um espaço privilegiado de aproximação entre pesquisadores Ibero-Afro-Americanos, com a finalidade de divulgação das pesquisas e reflexões do mais alto nível científico, realizadas especialmente dentro dos Programas de Pós-Graduação de universidades ibéricas e latino-americanas.


    São aceitos textos em língua Portuguesa, Espanhola, Francesa e Inglesa, sendo que todos os artigos submetidos são avaliados por especialistas da área, em um processo de double-blind review, dentro das seguintes seções:



    • Conceitos e Métodos em Geografia Física e Ambiente

    • Biogeografia e Paisagem

    • Climatologia e Dinâmicas da Atmosfera

    • Geomorfologia e Dinâmicas Superficiais

    • Geoconservação e Patrimônio Natural (geopatrimónio)

    • Mudanças Ambientais e Riscos

    • Recursos Hídricos e Manejo de Bacias Hidrográficas

  • Revista Lusófona de Estudos Culturais

    Revista Lusófona de Estudos Culturais (RLEC)/Lusophone Journal of Cultural Studies (LJCS) (e-ISSN: 2183-0886, ISSN: 2184-0458) é uma revista temática da área dos Estudos Culturais. Publicada desde 2013 no sistema OJS, esta revista de acesso aberto tem um rigoroso sistema de arbitragem científica e é publicada em português e em inglês duas vezes por ano. De 2013 a 2016 foi publicada pela Universidade do Minho e Aveiro, em conjugação com o Programa Doutoral em Estudos Culturais. Em 2017, passou a ser publicada, exclusivamente, pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. O conselho editorial da RLEC integra reputados especialistas dos Estudos Culturais, de diversos pontos do mundo.