Apontamentos sobre as Relações de Portugal com a China

Notes on Portugal's Relations with China

Authors

  • José Manuel Villas-Boas Ambassador

Keywords:

Portugal, China, Macao, Billateral Relations

Abstract

Portugal's diplomatic relations with China are good, and bilateral relations between the governments of Lisbon and Beijing can be considered positive. The long phase of successful bilateral talks regarding the transfer of Macao's sovereignty to China, where it became a Special Administrative Region, began in December 1999.

Resumo

As relações diplomáticas de Portugal com a China são boas, podendo considerar-se como positivo o relaciona- mento bilateral entre os governos de Lisboa e Pequim. Para a consolidação deste relacionamento muito contribuiu a prolongada fase de conversações bilaterais, bem sucedidas, acerca de Macau e da transferência da soberania deste território para a China, onde passou a constituir uma Região Administrativa Especial, a partir de Dezembro de 1999.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

José Manuel Villas-Boas, Ambassador

Nasceu no Porto em 1931. Licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa. Diplomata, tendo feito o concurso de admissão ao Ministério dos Negócios Estrangeiros em 1953. Secretário de Embaixada em Pretória (África do Sul), em Fevereiro de 1959. Colocado na Embaixada de Londres em Janeiro de 1963. Conselheiro da Embaixada, nomeado Chefe da Repartição Política de Africa, Asia e Oceânia em Janeiro de 1969. Cônsul-Geral em Milão, em Maio de 1972. Ministro Plénio-terciário de 2.º classe e Adjunto do Diretor-geral dos Negócios Políticos em Outubro de 1974. Ministro Plenipotenciário de 1.º classe em Fevereiro de 1976, Diretor-geral dos- Negócios Políticos em Julho: de -1977. Embaixador em Junho de 1979. Nomeado Representante Permanente de Portugal junto da NATO em Julho de 1979. Embaixador na República da África do Sul em Maio de 1984, na China em Setembro de 1989-e na Rússia em Agosto de 1993. Professor convidado. na Universidade do Minho desde 1997.

Published

2005-05-01

How to Cite

Villas-Boas, J. M. (2005). Apontamentos sobre as Relações de Portugal com a China: Notes on Portugal’s Relations with China. Perspectivas - Journal of Political Science, 1, 21–29. Retrieved from https://www.perspectivasjournal.com/index.php/perspectivas/article/view/411