Três Hipóteses sobre a Crise Transatlântica

Three Hypotheses on the Transatlantic Crisis

Autores

  • Gaspar Carlos Assessor da Casa Civil do Presidente da República

Palavras-chave:

OTAN, Crise Transatlântica, Aliança Transatlântica, Organizações Internacionais

Resumo

A unidade ocidental é, por vezes, tomada como o estado natural nas relações entre as democracias liberais que dominam os dois lados do Atlântico. A força das raizes históricas, os valores comuns, as afinidades civilizacionais são supostos impor, por si mesmos, uma comunidade transatlântica.
A crise é o outro nome da Aliança Atlântica. Fundada sob o signo da crise internacional para assegurar a resistência da Europa Ocidental perante a pressão estratégica e ideológica da União Soviética e evitar uma nova guerra total, a crise foi sempre o estado normal nas relações entre os membros da Aliança Atlântica, sem que nenhuma das crises sucessivas tenha posto em causa a continuidade da comunidade de defesa ocidental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Gaspar Carlos, Assessor da Casa Civil do Presidente da República

Mestre em Ciências Políticas, Institut d'Etudes Politiques de Paris.

Doutorando em Ciências Políticas — Relações Internacionais, Institut d'Etudes Politiques de Paris — Université de Paris | Sorbonne.

Assessor da Casa Civil do Presidente da República.

Professor auxiliar convidado de Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Humanas e So- ciais da Universidade Lusiada.

Investigador do Instituto Português de Relações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa.

Membro do Conselho de Redacção das revistas Relações Internacionais, Nação e Defesa, Finisterra e Respublica.

Membro da Associação Portuguesa para o estudo das Relações Internacionais.

Membro da Associação Portuguesa de Ciências Políticas.

Membro da Associação Portuguesa de História das Relações Internacionais. Membro da Associação do Arquivo Histórico-Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Membro da Direcção da Comissão Portuguesa do Atlântico. Membro do Conselho Gerat do Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais. Membro do Conselho Geral e da Direcção do Instituto Português de Relações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa.

Publicado

2005-05-01

Como Citar

Carlos, G. (2005). Três Hipóteses sobre a Crise Transatlântica: Three Hypotheses on the Transatlantic Crisis. Perspectivas - Journal of Political Science, 1, 37–47. Obtido de https://www.perspectivasjournal.com/index.php/perspectivas/article/view/413